Na construção civil recebe o nome de alvenaria o conjunto de tijolos, blocos cerâmicos ou de concreto ou pedras que unidos por argamassa formam uma parede, muro ou alicerce.

alvenaria-construtora-mantiqueira

Obras de alvenaria são divididas em dois grupos sendo eles:

Alvenaria de Vedação: É o sistema construtivo mais utilizado no Brasil, a alvenaria de vedação tem função de isolar o ambiente interno do ambiente externo, proteger a edificação de intempéries tais como chuva, vento, frio, calor tem também objetivo de dividir ambientes internos da edificação em outras palavras e grosso modo como sugere o nome, tem apenas a função de vedar, dividir, separar ambientes.

As principais vantagens da alvenaria de vedação estão em suportar grandes vãos e na facilidade de futuras reformas.

Porém tem custo mais elevado e o tempo de execução também é um pouco maior do que a alvenaria estrutural, além de gerar grande quantidade de resíduos.

Alvenaria Estrutural: Esta por sua vez além de ter as mesmas funções da alvenaria de vedação é também lhe atribuída a função de resistir aos carregamentos impostos a edificação desta forma tendo comportamento estrutural, este tipo de projeto necessariamente exige mais atenção quanto ao projeto de instalações pois devem ser feitas as compatibilizações entre estas disciplinas.

As principais vantagens deste sistema é a rapidez e facilidade de construção, mão de obra reduzida, proporciona maior economia e qualidade na execução e menor desperdício.

Por outro lado existe a limitação estética do projeto arquitetônico, limitação de vão, paredes não podem ser removidas sem que seja adotado outro elemento estrutural.

Conforme visto acima cada sistema apresentado tem suas vantagens e desvantagens, cabe ao profissional no momento de projetar decidir pelo sistema construtivo que melhor se adéqua ao projeto.

Engenheiro Civil, Técnico em edificações, Mestrando em Engenheira mecânica Apenas um ardente desejo não é o suficiente para atingirmos nossos objetivos, são necessários subsídios. Está é nossa página institucional, nela na aba blog, espero poder contribuir um pouquinho com aqueles que por aqui buscarem informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *