Os diversos materiais empregados na construção civil estão constantemente sujeitos a intempéries e a deterioração.

Para evitar que estas superfícies estejam constantemente expostas a ação de agentes de deterioração é comum a aplicação de tintas, vernizes, lacas ou esmaltes.

As tintas são utilizadas em maior escala, além de formar uma camada de proteção também dão cor ao objeto ou ambiente, são constituídas essencialmente de pigmentos em veículo fluído.

Existe no mercado uma infinidade de tintas sendo impossível classifica-las e lista-las aqui, seja quanto ao pigmento, veículo ou aplicação, contudo em uma próxima postagem comentarei um pouco mais sobre as propriedades de algumas das mais utilizadas em pinturas residenciais.

PREPARAÇÃO DA SUPERFICIE

Para cada superfície existe um preparo a depender do estado em que se encontra a superfície a ser pintada e do material que a constitui.

O segredo para obter melhor resultado do material e maior durabilidade da pintura esta no preparo da superfície e na qualidade da aplicação do fundo preparador, veja abaixo algumas dicas para o preparo da superfície.

PAREDES COM REBOCO – Devem ser limpas, secas, lixadas e isentas de materiais pulverulentos.

Aplicam-se:

Selador: Composição liquida que visa reduzir e uniformizar a absorção inútil e excessiva da superfície.

Emassamento: Fechar fissuras e pequenos buracos que podem aparecer após a aplicação do Selador.

Aparelhamento: Alisar a base conferindo assim uma textura especial.

MADEIRA – Para madeiras geralmente segue-se os mesmos procedimentos descritos para parede.

METAIS – Após a limpeza da superfície ou do tratamento passivante aplicar:

Zarcão

Selador

Emassado

Fundo Mate

APLICAÇÃO:

A aplicação se dá através de diversos métodos, sendo os mais comuns em edificações:

Pincel ou Rolo

Nebulização a Ar Comprimido

Em processos industriais são mais comuns entre outros:

Nebulização Eletrostática

Imersão

Aplicação por Jorro

Aplicação por Cortina

Após a primeira pintura é necessário realizar a manutenção com periodicidade, em outras palavras é necessário de tempos em tempos que uma nova camada seja aplicada após as devidas correções na superfície caso seja necessário, o tempo necessário para está nova aplicação depende do tipo de superfície, do ambiente, região entre outros.

Nós da Construtora Mantiqueira estamos sempre em constante crescimento e antenados as novas tecnologias aplicadas a engenharia e construção civil, contate-nos e obtenha as melhores soluções e economia para seu projeto ou construção.

contato-construtora-mantiqueira

Engenheiro Civil, Técnico em edificações, Mestrando em Engenheira mecânica Apenas um ardente desejo não é o suficiente para atingirmos nossos objetivos, são necessários subsídios. Está é nossa página institucional, nela na aba blog, espero poder contribuir um pouquinho com aqueles que por aqui buscarem informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *