Realizar um bom dimensionamento da altura e largura ideal dos degraus de uma escada residencial é algo que gera dúvidas até mesmo em alguns profissionais.

Por isto é importante no momento da execução desta estrutura contar com mão de obra especializada para garantir o conforto e segurança do usuário.

escada-odair-construtora-mantiqueira
Escada

Uma escada deve ter dimensões que permitam um caminhar confortável e seguro, neste momento as dimensões que nos importam são, Largura(P) e Altura(h):

altura-largura-odair-construtora-mantiqueira

Partindo deste ponto havemos de concordar que o caminhar é algo instintivo, fazemos de forma natural e ao subir uma escada o ideal é que também se faça de forma natural, sem que seja necessário esforços para aumentar ou reduzir o passo.

Está questão foi estudada a fundo pelo arquiteto francês Nicolas-François Blondel (1618-1686), ao estudar o passo (distância entre um pé e outro) notou que ao subir uma escada esta distância fica reduzida em relação ao plano horizontal.

Assim repetindo diversas vezes a experiencia de medir a distância e altura de um degrau Blondel observou que existia uma relação de proporcionalidade entre o Passo e a Altura, elaborando a partir desta relação sua famosa fórmula:

formula-odair-construtora-mantiqueira

Onde:

M = Tamanho do passo da pessoa

H = Altura do Degrau (também chamado de Espelho)

P = Largura do Degrau (também chamado de Pisada)

Conforme mencionado o caminhar é instintivo desta forma é de extrema importância que escadas tenham todos os degraus exatamente iguais, está recomendação é observada na

NBR 9077 que adota a fórmula de Blondel para situações onde o passo deve estar compreendido entre 63 e 64 cm:

63 cm < (2H + P) < 64 cm

Desta forma é possível determinar a largura do degrau resolvendo a fórmula ao estabelecer a Altura do espelho que deve estar compreendida segundo a normal entre 16 e 18 cm:

(2H + P) > 63 cm

(2H + P) < 64 cm

Dúvidas, Projetos, Construção, Contate nos.

duvidas-odair-construtora-mantiqueira

Engenheiro Civil, Técnico em edificações, Mestrando em Engenheira mecânica Apenas um ardente desejo não é o suficiente para atingirmos nossos objetivos, são necessários subsídios. Está é nossa página institucional, nela na aba blog, espero poder contribuir um pouquinho com aqueles que por aqui buscarem informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *