Veja nesta postagem como economizar na hora de construir evitando erros comuns.

O sonho de construir a casa própria com os materiais a arquitetura, disposição e dimensões dos cômodos conforme desejados muitas vezes são acompanhados de muita dor de cabeça e gastos excessivos.

Todos desejamos economizar na hora de comprar um produto ou serviço, no momento de construir não é diferente, entretanto este desejo leva muitos a cometerem terríveis erros.

Na tentativa de economizar desprezam importantes serviços como planejamento, elaboração de projetos, gerenciamento e fiscalização da obra.

Como resultado o que vemos em obras desse tipo é “quebra quebra”, estruturas mal dimensionadas, problemas com umidade, fissuras, trincas e patologias de todos os tipos nas edificações.

Por isto um bom projeto bem detalhado e feito a compatibilização entre disciplinas como estrutura, instalações elétrica e hidráulica e impermeabilização, serviços de gerenciamento e fiscalização são a melhor maneira de alcançar a desejada economia e assegurar o correto desempenho da edificação.  

Evite gastos desnecessários.

Escolha de Materiais

businessman aims and shoots arrows at target but misses

Está é uma importante etapa, uma edificação é composta por uma grande diversidade de materiais e cada um deles tem comportamento e características particulares que são de conhecimento somente do engenheiro ou arquiteto. A escolha incorreta dos materiais a serem empregados na construção resultam em patologias que comprometem o desempenho da edificação o conforto ambiental (térmico e acústico) e, até mesmo a salubridade do ambiente, por fim resultam em uma infinidade de patologias.

Falta de caimento do piso em áreas molhadas.

Já imaginou ao final da obra você verificar que a água do chuveiro no chão do banheiro não escoa para o ralo e sim para um canto qualquer da parede, ou que na área externa ou quintal a água empoça no meio da área.

Esta é uma outra falha comum na execução de obras, em banheiro e áreas molhadas o piso deve ter um leve desnível para o ralo, facilitando assim o escoamento da água.

Instalações hidrossanitária mal executada ou mal dimensionada

instalação hidrossanitaria-odair r santos

O projeto de instalação hidrossanitário não é uma condição para a aprovação de projetos residenciais de pequeno porte junto a prefeitura.

Desta forma esta disciplina acaba sendo negligenciada durante a contratação dos projetos, o resultado é a falta de pressão em alguns pontos importantes como por exemplo chuveiro, não é raro reclamações de que o chuveiro sai pouca água, a água aquece demais, pouca água na torneira.

São comuns também problemas com as instalações de rede de esgoto tais como mal dimensionamento, falta de caixas de passagem e gordura e principalmente reclamações quanto a mal cheiro.

Instalações elétrica deficientes

instalações elétricas-odair r santos

O projeto de instalação elétrica também não é uma exigência no caso de áreas inferiores a 100m².

A falta deste projeto muitas vezes conduz ao mal dimensionamento de bitolas de fios, disjuntores e a incorreta divisão de circuitos tais falhas causam sobrecarga no circuito fazendo com que o disjuntor desarme.

Outro fator importante a ser levado em consideração é a quantidade de tomadas até mesmo projetista acabam pecando neste quesito uma vez que a norma sugere apenas um mínimo atualmente com o crescente número de eletrônicos presente nos lares é necessário bom senso do projetista para que as tomadas sejam em número suficiente.

Falta de aterramento e dispositivos proteção são também itens negligenciados na falta de projeto.

Economize na hora de projetar e construir, contate-nos

contato-odair r santos
Engenheiro Civil, Técnico em edificações, Mestrando em Engenheira mecânica Apenas um ardente desejo não é o suficiente para atingirmos nossos objetivos, são necessários subsídios. Está é nossa página institucional, nela na aba blog, espero poder contribuir um pouquinho com aqueles que por aqui buscarem informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *