Nesta época do ano todos querem renovar a aparência de suas casas, de um comodo ou apenas destacar uma parede e a melhor opção é a pintura, para economizar é preferível colocar a mão na massa e fazer.

faça voce mesmo - odair r santos engenharia

Acontece que muitas vezes o resultado não é o esperado ou em pouco tempo é necessário refazer todo trabalho gerando muitos gastos desnecessários, se você é adepto do DIY (Do It Yourself) ou seja faça você mesmo, veja como realizar um bom trabalho e evitar gastar desnecessários com retrabalhos.

Antes de mais nada saiba que alguns cuidados são necessários para obter um bom resultado, a escolha dos materiais é uma etapa importante, existem no mercado diversos tipos de tintas, se ainda tem dúvidas sobre qual tinta escolher veja está postagem.

É importante ter em mente também que a pintura é a etapa final do processo, assim sendo antes de pintar é necessário cumprir as demais etapas.

Conforme mencionei em postagem anterior para uma pintura de qualidade é fundamental o preparo da superfície esta etapa irá definir a qualidade final do serviço.

Paredes que nunca foram pintadas.

  1. Caso as paredes a serem pintadas ainda não tenham recebido tinta será necessário primeiramente lixá-las (apenas para retirar grãos de areia que se soltam com maior facilidade) isto pode ser feito utilizando uma lixa para parede Grana 80.
  2.  Após lixar é necessário certificar-se de que a superfície esteja isenta de poeira, para isso utilize uma vassoura.
  3. A próxima etapa é a aplicação da seladora para fechar os poros da parede, o produto deve ser diluído conforme instruções do fabricante, pode ser aplicado com um rolo de lã, aguarde o tempo necessário entre demãos informada pelo fabricante, geralmente 4 h, passe para a próxima etapa.
  4. Após aplicar a seladora o próximo passo é a aplicação de massa corrida para correção de possíveis imperfeições na superfície. A aplicação é realizada de forma uniforme com o auxílio de uma desempenadeira de aço aguarde o tempo necessário para a massa secar e lixe com uma lixa grana 150, aplique outra demão de massa corrida lixe com uma lixa grana 220.
  5. Finalmente depois de cumprida as etapas anteriores, certifique se de que a parede esteja limpa e isenta de poeiras e então aplique a tinta escolhida para isto utilize um rolo de lã, mas antes de aplicar a tinta lembre-se de diluir conforme instrução do fabricante, após aplicar uma demão aguarde o tempo de secagem conforme as instruções contida na lata geralmente 4 h e aplique próxima demão.
  6. Lembre-se sempre de utilizar os equipamentos de proteção indicados para cada atividade, óculos, luvas, máscara.

Paredes que já receberão pintura.

  • Caso a superfície a ser pintada já tenha recebido tinta anteriormente não será necessário a aplicação de seladora e nem massa corrida, a massa corrida pode ser utilizada para a correção de pequenas imperfeições.
  • Antes de aplicar a tinta é necessário verificar se a tinta antiga está destacando da parede (soltando da parede) e nos locais que isto estiver ocorrendo deve ser retirada com auxílio de uma espátula de aço.
  • Se existir locais com mofo ou umidade é necessário primeiramente realizar a correção, ou seja, fazer a impermeabilização do local afim de que a umidade não volte com o tempo, caso contrário o problema será resolvido temporariamente e retornará em pouco tempo.
parede com umidade - odair r santos engenharia e construção
  • Certificando-sede que não existem pontos que a tinta está destacando da superfície, não existem pontos com umidade ou irregularidades a serem corrigidas, basta aplica a tinta na cor desejada.

Conheça nossa gama de serviços oferecidos, contate-nos em caso de dúvida.

contato - construtora mantiqueira
Engenheiro Civil, Técnico em edificações, Mestrando em Engenheira mecânica Apenas um ardente desejo não é o suficiente para atingirmos nossos objetivos, são necessários subsídios. Está é nossa página institucional, nela na aba blog, espero poder contribuir um pouquinho com aqueles que por aqui buscarem informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *