Se você está pensando em obter um financiamento para a construção da casa própria provavelmente já se perguntou, como construir minha casa pela Caixa?
Está é uma das perguntas que frequentemente ouvimos de nossos clientes, a Caixa Econômica Federal oferece diversas linhas de financiamento para a habitação dentre eles o financiamento do valor da construção para quem já possui o terreno e precisa de uma forcinha somente para construir, mas caso não possua o terreno é possível o financiamento do terreno + construção.
Alguns dos itens importantes a considerar são:
- É necessário que o terreno esteja em nome do interessado (para quem já possui o terreno) no financiamento e ter os documentos do imóvel (escritura registrada em cartório).
- O projeto e toda documentação referente a obra serão também exigidos, portanto, é necessário contratar um engenheiro para elaboração de projetos e demais documentos pertinentes.
- A caixa fará análise dos documentos e projeto, sendo aprovado o financiamento é liberado e a construção já pode ser iniciada.
- É importante saber que o valor do financiamento não é entregue a pessoa, este valor é usado para cobrir os custos com a construção e são pagos os valores ao gasto com cada etapa. Desta forma é necessário que o interessado utilize recursos próprios durante a fase inicial (projetos, aprovação, primeira etapa da obra) após cumprir esta etapa um fiscal da Caixa fará a verificação e a liberação do valor gasto nesta etapa e assim sucessivamente para as demais etapas até o fim da obra.
Conforme visto é importante considerar que o proprietário terá um gasto inicial com a primeira fase que se refere a projetos e início da construção pois deve ser paga pelo proprietário, mas não se preocupe, tem interesse em financiar tudo nós ajudamos com a primeira etapa, contate-nos clicando aqui.
Estes são alguns dos itens importantes a serem observados, as exigências variam de acordo com a instituição, as mais comuns são:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado
- Possuir idoneidade cadastral, ou seja, ter ficha limpa no SERASA
- O imóvel deve ser utilizado para moradia própria
- Possuir capacidade de pagamento
Maiores informações podem ser obtidas diretamente no site da Caixa.
O mesmo acontece quanto a documentação que varia de acordo com a instituição e valor do financiamento, os documentos referentes a construção comumente exigidos são:
- Alvará da construção emitido pela Prefeitura
- Planta baixa, fachadas e projetos auxiliares
- Cronograma físico-financeiro completo da obra
- Memorial descritivo de materiais e serviços