No mercado existem vários tipos de Cimento, nome pelo qual é popularmente conhecido o Cimento Portland, o produto foi descoberto em 1824 pelo empresário Joseph Aspdin na ilha de Portland. de onde vem então o nome Cimento Portland.
O Cimento Portland é o material de construção de mais extenso uso no mundo, no Brasil a produção iniciou-se á cerca de 75 anos.
O Cimento Portland trata-se de um pó fino com propriedades ligantes que endurece sob a ação da água e que, depois de endurecido, mesmo que hidratado novamente não irá se decompor.
O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode diminuir a resistência; argila pozolânica, que confere maior impermeabilidade ao concreto; e o próprio calcário, que, muitas vezes, é utilizado em maior quantidade para reduzir o custo do cimento.
No Brasil os tipos de cimento encontrados no mercado são:
- cimento Portland comum;
- cimento Portland composto;
- cimento Portland de alto-forno;
- cimento Portland pozolânico
Em menor escala são consumidos:
- cimento Portland de alta resistência inicial;
- cimento Portland resistente aos sulfatos;
- cimento Portland branco;
- cimento Portland de baixo calor de hidratação;
- cimento para poços petrolíferos.
Basicamente o que difere os tipos de cimento são as adições que recebe, sendo assim indicados a aplicação segundo o efeito desejado:
Agora que já sabemos um pouco sobre os tipos de cimentos e suas aplicações na hora de comprar e receber o material é importante saber identificar e estas informações estão todas contidas na embalagem conforme segue.

Fonte: Cimento Itambé
Envie sua Mensagem