Veja nesta postagem como economizar evitando o surgimento de fissuras em paredes de alvenaria, precisamente aquelas que surgem sobre vãos de esquadrias (portas e janelas).
As fissuras que surgem em obras de alvenaria são em sua totalidade quase sempre provocadas por tensões de tração e cisalhamento haja vista o bom comportamento das alvenarias sobre tensões de compressão.
Estas tensões que provocam as fissuras podem ter origem em diferentes causas, dentre elas:
Recalques das fundações
Recalque é o movimento descendente da fundação, quando carregado o solo vai se deformar em maior ou menor proporção, quando está deformação ocorre de forma diferenciada ao longo do elemento de fundação ou entre elementos de fundação recebe o nome de recalque diferencial e o resultado são tensões de grande intensidade são geradas na estrutura, desta forma podendo gerar fissuras.

Deformação excessiva de estruturas de concreto armado
Com o aprimoramento de técnicas de cálculo e aumento na qualidade e desempenho dos materiais de construção civil, tem-se observado enorme esforço para redução no custo da produção de estruturas através do refinamento de cálculos e melhor aproveitamento do desempenho dos materiais, resultando em estruturas mais esbeltas e flexíveis.
O que na prática não apresenta grandes problemas para peças solicitadas sob compressão, no entanto atenção especial deve ser direcionada a peças solicitadas por flexão, flechas excessivas resultando em transtornos graves como fissuras em paredes (assunto desta postagem), compressão de caixilhos, destacamento de pisos cerâmicos e empoçamento de água em lajes

Movimentação Higrotérmica
Devido a variação de temperatura os componentes de uma construção sofrem variações de dimensões (dilatação e contração), estas variações quando restringidas pelos vínculos que envolvem estes elementos faz com que se desenvolvam tensões que por sua vez causam fissuras.

Analogamente a movimentação higroscópica causa variações dimensionais nos materiais e elementos construtivos porosos, provocando expansão através do aumento de umidade e contração quando há redução da umidade e de forma similar ao caso anterior tensões são geradas quando estes elementos são restringidos por vínculos (impedido de expandir ou contrair).
Movimentação higroscópica

Retração de produtos à base de cimento
A retração é o processo de redução de volume que ocorre na argamassa, ocasionada principalmente pela saída de água por exsudação (retração plástica e por secagem ou hidráulica).
No preparo da argamassa geralmente é adicionado uma quantidade de água que excede o necessário para hidratação do cimento para que a argamassa tenha maior trabalhabilidade, assim a perda desta quantidade utilizada no processo de preparo pode causar fissuras durante o processo de secagem.

Verga e Contraverga
Conforme mencionado anteriormente todos estes fatores são gerados de tensões e para evitar que estas tensões acumulem em vãos de alvenarias são introduzidas as Vergas e Contravergas.

Para que as vergas e contravergas apresentem o desempenho esperado é importante que sejam corretamente dimensionadas e assentadas


