Você sabe o que é a Taxa de Permeabilidade e qual sua importância?
Algum tempo atrás ao orçar uma obra a cliente me disse o seguinte:
– Quero toda a área externa com piso, não quero nada de grama e nenhuma planta.
Do ponto de vista técnico é possível atender a um pedido deste?
Durante a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia existem leis e diretrizes a serem seguidas.
Assim, não seria possível atender o pedido por exemplo de colocar um piso convencional de concreto e argamassa em toda a área externa de uma edificação, haja vista que a legislação exige que exista uma área mínima permeável.
Está área permeável deverá corresponder a um percentual do terreno, sendo este percentual definido por legislação municipal em seu plano diretor, código de obras (ou edificações), lei de uso e ocupação do solo, a este percentual é dado o nome de Taxa de Permeabilidade, em Cruzeiro-SP e algumas cidades do Vale do Paraíba o percentual corresponde a 30%.
O cálculo da área permeável é feito de forma muito simples através da seguinte fórmula:
Área permeável = TP x área do terreno
onde,
TP = taxa de permeabilidade
Mas qual a importância da Taxa de Permeabilidade?
Em outras palavras qual a importância de deixar uma área no terreno que seja permeável?
Você com certeza já viu pelo noticiário alguma enchente ou até mesmo já presenciou uma.
Mas quais os fatores associados a uma enchente?
Excesso de chuva? Infraestrutura precária? Descuido da população ao atirar lixo no chão e com a chuva estes causam o entupimento das redes coletoras de água pluvial?
Sim, todos estes fatores estão associados a uma enchente.
Existe outro agravante que colabora para que ocorra uma enchente, a redução de áreas permeáveis em áreas urbanas devido á construções, ruas asfaltadas etc. Tudo isto leva a um aumento do Escoamento Superficial.
Durante a precipitação parte da água da chuva é absorvida pelo solo até que este fique saturado, após a saturação parte da água da chuva irá escoar.
O escoamento superficial é uma fase importante do ciclo hidrológico onde os engenheiros estudam o deslocamento da água na superfície da Terra, através destes estudos é possível pensar no melhor aproveitamento das águas superficiais, evitar erosões, inundações etc.
Mas e daí, o que isto tem a ver com a taxa depermeabilidade?
Quando cobrimos o solo com um material impermeável impedimos que a água da chuva seja absorvida pelo solo e abasteça os lençóis freáticos ao mesmo tempo proporcionamos o aumento do escoamento superficial, resultando em inundações, erosões.
Assim quando o desejo realmente é revestir todo o chão daárea externa é necessário buscar alternativas, boas opções são:
de Madeira
Envie-nos sua dúvida.
Contate-nos.