O que é o AVCB, quem precisa do AVCB e quanto custa.

AVCB é a sigla que denomina o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. É o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que no dia da vistoria realizada no local a edificação encontra-se em conformidade com as regras de segurança e prevenção de incêndios.

O AVCB é um dos principais documentos solicitados para que empresas e estabelecimentos comerciais possam obter e renovar o alvará de funcionamento é também solicitado para que edifícios residenciais (exceto unifamiliares) possam obter auto de conclusão de obra (habite-se).

É importante frisar que para as edificações que o documento é exigido, no caso todas (exceto residências unifamiliar) o não cumprimento da exigência pode acarretar em multa de até R$ 256.000,00 e até mesmo a interdição da edificação em casos mais graves.

Não corra riscos, contate-nos e economize.

Agora que você já sabe o que é o AVCB e também sabe que trata-se de uma exigência do Corpo de Bombeiros, deve estar se perguntando, como obter o AVCB?

Como obter o AVCB

Para isso são necessárias algumas etapas, a primeira delas é a contratação de um engenheiro para a elaboração de um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPI, é no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios que o engenheiro indica todos os sistemas de Segurança adotados para a Prevenção e Combate a incêndio.

Uma cópia do documento elaborada de acordo com os padrões solicitados é então enviada e submetida a análise do Corpo de Bombeiros após a solicitação de análise.

É agendada também uma vistoria no local, caso seja encontrada alguma irregularidade é feita a notificação para a correção e uma nova vistoria.

Qual o prazo de validade do AVCB e como renovar o AVCB.

No estado de São Paulo o documento tem validade de 1 a 3 anos de acordo com a categoria da edificação (conforme IT do corpo de bombeiros), porém em outros estados este prazo pode variar sendo assim necessário consultar o corpo de bombeiros de seu estado.

A renovação se dá através de solicitação por profissional habilitado e anotação de responsabilidade técnica (ART0 e no caso de alterações, reformas, ampliações na arquitetura ou estrutura da edificação é necessário fazê-la também em projeto e solicitar uma nova vistoria.

 

Agora que você já sabe o que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, sabe também que se trata de uma exigência e sabe como obter, resta apenas a pergunta, quanto custa?

Para o Projeto Técnico o corpo de bombeiros do estado de São Paulo cobra uma taxa para a análise do projeto e uma para a vistoria que são em função da área e podem ser simuladas no site do corpo de bombeiros http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/

Em caso de Projeto Técnico Simplificado e fixado uma taxa única de R$106,02 na presente data.

A elaboração dos projetos varia de acordo com a complexidade, categoria da edificação, área.

Entre em contato conosco agora para um bate papo sem compromisso e orçamento sem custo.

E você está com o AVCB em dia?

Lembre se a multa supera em centenas de vezes o custo com a regularização.

 


Engenheiro Civil, Técnico em edificações, Mestrando em Engenheira mecânica Apenas um ardente desejo não é o suficiente para atingirmos nossos objetivos, são necessários subsídios. Está é nossa página institucional, nela na aba blog, espero poder contribuir um pouquinho com aqueles que por aqui buscarem informação.

Deixe seu Comentário