Um tipo de construção que está aumentando muito no Brasil e no mundo são as casas de Isopor (Poliestireno Expandido) descubra nesta postagem algumas das vantagens deste método construtivo.
O EPS já se popularizou na estrutura de lajes pré moldadas, hoje em dia está cada vez mais comum em paredes, graças a economia proporcionada durante a construção e benefícios ao longo da vida útil da edificação.
O Poliestireno Expandido (EPS) foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Bochholz.
No Brasil é popularmente conhecido pelo nome de Isopor, marca registrada da empresa Knauf Isopor Ltda.
A construção de casas de Isopor(EPS) existe no Brasil a mais de 10 anos, e em paises da Europa e Estados Unidos a mais de 30 anos.
Devido as propriedades do EPS de baixa densidade isso faz com que a construção seja mais leve, e sua propriedades isolantes térmicas e acústica faz com que a casa seja muito mais confortável e econômica.
O Sistema é constituído de um núcleo de EPS envolvido por duas camadas de argamassa armada, podendo a parede ter função estrutural ou apenas de vedação (fechamento).
Algumas das vantagens de Construir com EPS são:
Alta resistência à compressão e a choques mecânicos;
Durabilidade por não servir de alimento a nenhum organismo vivo, prevenindo
do mofo e da umidade, já que o EPS não absorve água e não prolifera fungos e bactérias;
Apresenta ótimo isolamento térmico (cerca de 85% do calor ou do frio), reduzindo os gastos de energia com climatização, e ótimo isolamento acústico que pode ser melhorado ainda com a utilização de lã de rocha;
Transporte facilitado devido a sua leveza;
Fácil manuseio e instalação hidráulica e elétrica;
Obra limpa e sem entulho, fácil e de rápida execução, além de reduzir desperdícios, propiciando uma obra mais sustentável, diminuindo também a necessidade de contratação de caçambas tira entulho e poluição.
Não queima e não propaga chamas, pois esse material é adaptado para não gerar combustão;
Aplicação ágil e econômica de argamassa pois a parede não apresenta irregularidades, possibilitando diferentes tipos de acabamentos e revestimentos de paredes, como tinta, cerâmica, papel de parede;
Podem também pendurados quadros e prateleiras normalmente como em qualquer outro tipo de alvenaria.
A parede de isopor se torna altamente resistente, sendo 30% maior que a dos tijolos comuns, isso se dá pelo fato da parede ser composta por argamassa armada.
Liberdade Arquitetônica, o EPS é facilmente modelado permitindo formas arquitetônicas mais modernas e ousadas.
Preço da casa de Isopor:
Em um primeiro momento, se comparado o custo com o material para a parede de isopor pode parecer maior do que o custo com alvenaria devido a algumas especificações.
Mas, para se possa entender a economia na construção de uma casa de isopor é necessário montar uma visão geral da obra.
A redução de custo aparece por exemplo na fundação, o peso da obra é bem menor o que reduz as cargas na fundação e resulta em elementos estrutrais menores, reduz o consumo de aço, concreto e mão de obra.
A maior economia está na redução nos gastos com mão de obra para levantar as paredes que quando executada com alvenaria convencional pode demorar meses enquanto a montagem com EPS é feita em alguns dias.
As instalações elétricas e hidraúlicas também são mais facil não gera resídos como na alvenaria convencional que é necessário quebrar demanda mais mão de obra, gastos com caçamba para retirar o entulho.
Diante desse contexto, o preço de uma casa de isopor torna-se bem interessante para o cliente que busca uma obra mais barata e sustentável.
Ao contrário do que se pensa o EPS pode ser utilizado em obras de baixo, médio e alto padrão, possibilita todos os tipos de acabamentos utilizados nas obras de alvenaria convencional é também muito mais fácil de moldar do que blocos de cerâmica ou concreto.
Segundo especialistas, o uso do EPS pode gerar uma economia incrível de até 50% em relação aos padrões tradicionais.
Gostou?
One Thought on “Casa de Isopor descubra quais as vantagens”