Um tipo de construção que está aumentando muito no Brasil e no mundo são as casas de Isopor (Poliestireno Expandido) descubra nesta postagem algumas das vantagens deste método construtivo.

O EPS já se popularizou na estrutura de lajes pré moldadas, hoje em dia está cada vez mais comum em paredes, graças a economia proporcionada durante a construção e benefícios ao longo da vida útil da edificação.

O Poliestireno Expandido (EPS) foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Bochholz.

No Brasil é popularmente conhecido pelo nome de Isopor, marca registrada da empresa Knauf Isopor Ltda.

A construção de casas de Isopor(EPS) existe no Brasil a mais de 10 anos, e em paises da Europa e Estados Unidos a mais de 30 anos.

Devido as propriedades do EPS de baixa densidade isso faz com que a construção seja mais leve, e sua propriedades isolantes térmicas e acústica faz com que a casa seja muito mais confortável e econômica.

O Sistema é constituído de um núcleo de EPS envolvido por duas camadas de argamassa armada, podendo a parede ter função estrutural ou apenas de vedação (fechamento).

Algumas das vantagens de Construir com EPS são:

Alta resistência à compressão e a choques mecânicos;

Durabilidade por não servir de alimento a nenhum organismo vivo, prevenindo

do mofo e da umidade, já que o EPS não absorve água e não prolifera fungos e bactérias;

Apresenta ótimo isolamento térmico (cerca de 85% do calor ou do frio), reduzindo os gastos de energia com climatização, e ótimo isolamento acústico que pode ser melhorado ainda com a utilização de lã de rocha;

Transporte facilitado devido a sua leveza;

Fácil manuseio e instalação hidráulica e elétrica;

Obra limpa e sem entulho, fácil e de rápida execução, além de reduzir desperdícios, propiciando uma obra mais sustentável, diminuindo também a necessidade de contratação de caçambas tira entulho e poluição.

Não queima e não propaga chamas, pois esse material é adaptado para não gerar combustão;

Aplicação ágil e econômica de argamassa pois a parede não apresenta irregularidades, possibilitando diferentes tipos de acabamentos e revestimentos de paredes, como tinta, cerâmica, papel de parede;

Podem também pendurados quadros e prateleiras normalmente como em qualquer outro tipo de alvenaria.

A parede de isopor se torna altamente resistente, sendo 30% maior que a dos tijolos comuns, isso se dá pelo fato da parede ser composta por argamassa armada.

Liberdade Arquitetônica, o EPS é facilmente modelado permitindo formas arquitetônicas mais modernas e ousadas.

arquitetura moderna - yotta-engenharia

Preço da casa de Isopor:

Em um primeiro momento, se comparado o custo com o material para a parede de isopor pode parecer maior do que o custo com alvenaria devido a algumas especificações.

Mas, para se possa entender a economia na construção de uma casa de isopor é necessário montar uma visão geral da obra.

A redução de custo aparece por exemplo na fundação, o peso da obra é bem menor o que reduz as cargas na fundação e resulta em elementos estrutrais menores, reduz o consumo de aço, concreto e mão de obra.

A maior economia está na redução nos gastos com mão de obra para levantar as paredes que quando executada com alvenaria convencional pode demorar meses enquanto a montagem com EPS é feita em alguns dias.

As instalações elétricas e hidraúlicas também são mais facil não gera resídos como na alvenaria convencional que é necessário quebrar demanda mais mão de obra, gastos com caçamba para retirar o entulho.

Diante desse contexto, o preço de uma casa de isopor torna-se bem interessante para o cliente que busca uma obra mais barata e sustentável.

Ao contrário do que se pensa o EPS pode ser utilizado em obras de baixo, médio e alto padrão, possibilita todos os tipos de acabamentos utilizados nas obras de alvenaria convencional é também muito mais fácil de moldar do que blocos de cerâmica ou concreto.

Segundo especialistas, o uso do EPS pode gerar uma economia incrível de até  50% em relação aos padrões tradicionais.

Gostou?

Contate-nos para um orçamento sem compromisso.


Engenheiro Civil, Técnico em edificações, Mestrando em Engenheira mecânica Apenas um ardente desejo não é o suficiente para atingirmos nossos objetivos, são necessários subsídios. Está é nossa página institucional, nela na aba blog, espero poder contribuir um pouquinho com aqueles que por aqui buscarem informação.

One Thought on “Casa de Isopor descubra quais as vantagens”

Deixe seu Comentário